Acesse: RicoInvestimento.com

Pr. Diego Fonseca
Pb. Júnior César Santiago
Gravação e Edição – Dc. Ronnie Keyson
#adprudente #cpad #escoladominical
AD Prudente Oficial – Pr. Samuel Padilha de Siqueira
Igreja Assembleia de Deus
“Jesus Salva, Cura, Batiza no Espírito Santo e em breve Voltará”
Rua Bela, 161 Vila Ocidental
Presidente Prudente – SP
EBD | 3° Trimestre De 2021 | CPAD
O PLANO DE DEUS PARA ISRAEL EM MEIO À INFIDELIDADE DA NAÇÃO
Lição 03: ACABE E O PROFETA ELIAS
Texto-Áureo: “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9)
Verdade Prática: Deus é pai e amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.
LEITURA – I Reis 16.29,30; 17.1-7; 18.17-21
Objetivo Geral:
ASSEVERAR que todo pecado gera uma consequência
Objetivos Específicos:
• APRESENTAR a perversidade de Acabe e Jezabel
• DEMONSTRAR o cuidado de Deus para com os seus filhos.
• REGISTRAR a aridez espiritual do rei Acabe.
INTRODUÇÃO
O reino norte, em 208 anos (931-722 a.C) teve 19 reis de 9 dinastias diferentes. Acabe consegue ser o ‘pior rei de Israel’. Acabe fez o povo de Israel pecar e tomou decisões erradas em seu reinado que afetaram todo o Israel. A saga de Elias é a saga do profeta Herói, que representa Deus em uma batalha épica com Baal, Aserá e toda a idolatria de Israel. Nesse primeiro embate, Elias e Acabe estão frente a frente e a palavra de Deus na boca de Elias o fará desafiar a autoridade do Rei.
TÓPICO 1 – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL
1) Consequências de escolhas erradas
Acabe escolhe ser idólatra e ter o coração endurecido. Se torna pior que seu pai Onri e escolhe por esposa, a feiticeira, idólatra, prostituta ritual e autoritária Jezabel. Ela induz Acabe, de personalidade fraca a submeter-se a seus desmandos, bem como em sua insensatez causa dissabores a todo o povo, fazendo-o pecar. As escolhas erradas dentro de nossos relacionamentos podem fazer com que mais do que nós mesmos soframos, mas também as pessoas à nossa volta.
2) A rainha perversa
Jezabel é a personificação da maldade. O casal Acabe e Jezabel representam Baal e sua Baalat (esposa do deus falso), conhecida como Aserá ou Astarote. Jezabel, encarna um ódio mortal por Elias, que profetiza o seu fim. Ela é a idólatra e mandona que manipula Acabe e o faz até mesmo se vender à idolatria.
TÓPICO 2 – ELIAS PREVÊ A GRANDE SECA
1) A Intervenção divina
A perversidade de Acabe o leva ao fundo do poço da maldade e idolatria. Seu atos geram uma grande seca em Israel, profetizada por Elias, que sai do anonimato de Tisbé diretamente para a sala do trono colocando o dedo diante da face do Rei. Baal era o deus da tempestade, do tempo e das colheitas. Assim como fizera com Faraó e o Egito, Deus fazia de novo com Acabe e Baal e Aserá. Humilhará seus deuses dentro de suas próprias supostas ‘especialidades’.
2) O preço da obediência a Deus
Após a ascensão meteórica de seu ministério, Elias se vê mandado por Deus ao ribeiro de Querite, a ser alimentado por corvos e beber da fonte do Rio. Elias obedece, foge de diante de Acabe e aprende em Querite o que é se tornar um ‘Homem de Deus’. Mesmo fazendo o que Deus quer, estando onde Deus quer , o ribeiro seca. No entanto, Deus cuida de seus filhos e o envia ao centro do furacão.
3) Deus sempre cuida dos seus filhos
Sarepta é uma aldeia de Sidom, lugar de onde veio Jezabel. Lá, Deus envia uma viúva que nada tinha e providencia 2 milagres grandiosos, incluindo uma inédita ressurreição. Somente após tais evidências, a viúva que não era judia e nem conhecia o Deus de Israel, se convence de que Elias é um homem de Deus.
TÓPICO 3 – O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE
1) Um coração endurecido
Acabe não se arrepende nem enverga a cerviz. Sua mente está cauterizada. Ele se tornara um apóstata. Sua incredulidade o levaram a pecar e a desviar o povo de Deus da aliança de Deus. Tal fato não passaria impune. A justiça de Deus é do mesmo tamanho que seu amor.
2) A sequidão espiritual do rei
Por causa de sua maldade, Acabe se tornara tão seco quanto a região de Israel se tornara em decorrência da profecia de Elias. O estado de sequidão era meteorológico e Espiritual. Isso fez toda a nação sofrer.
CONCLUSÃO – O grande embate entre Deus e os deuses cananeus, entre Elias e Acabe e Jezabel entra em uma nova fase. Deus mostra que é o verdadeiro Deus de Israel enfrentando com Elias os 850 profetas de Baal e Aserá. Mas essa é outra lição, outro episódio nessa saga do Herói.
Hashtags: #Lição #Acabe #Profeta #Elias #EBD #Adultos #Trimestre #Prudente #Escola #Bíblica #Dominical
Autor ID: UCRToVn03GlDQjas8SUTjDmg
Autor: adprudenteoficial